badge

23 January 2008

Se dúvidas existissem...

É de facto difícil afirmar o que um Touro sente numa tourada. No entanto, os estudos científicos (http://articles.animalconcerns.org/ar-voices/archive/pain.html) feitos até agora apontam no sentido de que as agressões sofridas antes e durante as corridas sejam não só dolorosas mas incapacitantes. O touro fica com nervos e músculos rasgados, e a quantidade de sangue que perde continuamente enfraquece-o. Não parece ser sensato pensar que isto pode ser agradável para o Touro, ou mesmo indiferente.
O touro, tal como os outros mamíferos, ao ter sistema nervoso central tem capacidade para sentir dor, ansiedade, medo e sofrimento. E os sinais exteriores que mostra na arena denunciam essas emoções. Não é portanto razoável aceitar a ideia de que os Touros sofrem pouco numa tourada.

Uma coisa é o instinto de sobrevivência e auto-defesa de um animal, outra é o seu temperamento e personalidade. Embora o córtex cerebral de um Touro seja bastante mais básico do que o Humano (o que faz com que a sua personalidade seja igualmente menos complexa), cada animal tem o seu próprio temperamento, fruto, como no Homem, de factores genéticos associados a experiências vividas. O que todos têm em comum dentro da espécie é a sua técnica de defesa, que utilizam sempre que se sentem em perigo. Isto não deve ser confundido com a chamada "natureza" do animal. Com certeza que um Touro saudável deixado em paz no campo não anda a atacar tudo o que se mexe.

A "arte" de tourear pode de facto ser considerada bonita e ter grande mérito artístico e principalmente técnico. Mas perde toda a legitimidade quando necessita de fazer sofrer física e psicologicamente animais para ser executada. Tal sofrimento não se pode exigir a um animal que nada tem a ver com o assunto. É injusto, prepotente e cobarde fazê-lo. Esta arte é bonita, mas injusta e cobarde e nenhuma arte pode ter mérito assim. Nesse aspecto penso que todos concordarão. É uma arte desonrosa, para utilizar a linha de valores da tauromaquia.

Não há qualquer justificação moral para se causar sofrimento a um animal para fins de entretenimento.

A recusa em ter consideração pelo sofrimento de um animal só pode ter origem em três factores: Falta de cultura, falta de educação ou falta de carácter.

É muito simples e pouco mais há a dizer sobre o assunto.

in www.animal.org

5 comments:

Anonymous said...

Eu acho bem porque os touros são uns bichos FODIDOS.

J|M|P said...

Não, não! O polvo é que é um bicho F*****O

Anonymous said...

Concordo em género e número!!
A Barbárie humana devia ter limites!!!!!!
aa

Anonymous said...

E o mexilhão com pêlo?
Também é um bicho fodido

J|M|P said...

Ui, ui!
Desse nem falo!
Não tenho apanhado desse... aliás, nem desse nem de nenhum outro...